
MEF 2007 - CORREÇÃO nº1 - 18.02.2008
Página 64 5. d.
Substituir o conteúdo do item d. por
d. Cada mostra deve ser composta de no mínimo cinco (5) espécimes diferentes de corte exibidos em recipientes individuais, ou cinco (5) plantas diferentes cultivadas em recipientes apresentadas em recipientes individuais.
Página 150-151 – 3. h.
Eliminar o item h. que diz:
h. Para frutas/verduras/nozes, o programa freqüentemente indicará a fruta, verdura ou noz específica, p.ex., “Cenoura – Daucus sativas”; o expositor então incluirá o cultivar.
Página 188
Substituir:
HEMEROCALE, Hemerocallis (Hemerocallidacae)
por
HEMEROCALE, Hemerocallis (Hemerocallidaceae)
Página 300
TAPEÇARIA item 1. linha 6
Substituir:
o designer define a silhueta dentro do espaço alocado.
por
o designer define a(s) silueta(s) dentro do espaço alocado.
Página 319-320
f. Não existe tamanho mínimo ou máximo para uma Mostra Educativa; entretanto, para ser elegível para um Prêmio de Melhor Expositor Educativo uma mostra deve ocupar no mínimo 5,50 m2 (18 pés quadrados) de área de superfície. Exceção: uma Pequena Exposição-Padrão de Flores Petite ou Exposição-Padrão de Flores Petite exige uma área de superfície de apenas 1,80 m2 (6 pés quadrados).
Substituir as medidas:5,50 m2 por 1,60 m2 e 1,80 m2 por 0,60 m2
O item f. ficará assim:
f. Não existe tamanho mínimo ou máximo para uma Mostra Educativa; entretanto, para ser elegível para um Prêmio de Melhor Expositor Educativo uma mostra deve ocupar no mínimo 1,60 m2 (18 pés quadrados) de área de superfície. Exceção: uma Pequena Exposição-Padrão de Flores Petite ou Exposição-Padrão de Flores Petite exige uma área de superfície de apenas 0,60m2 (6 pés quadrados)
Página 333-334 II E. 1.
1. Se um aluno for reprovado em qualquer exame, a matéria do curso deve ser repetida e o aluno submetido a novo exame e aprovado. Vide pág. 333, I, B, 3, a e b.
Substituir:
Vide pág. 333, I, B, 3, a e b.
Por
Vide pág. 338, I, B, 3, a e b.
MEF 2007 - CORREÇÃO nº2 - 18.02.2009
Página 4. c.
Exposição-Padrão de Flores.
Substituir por:
Exposição-Padrão de Flores Avançada.
Página 14 c. 5
Substituir:
aposento devem ser julgadas pelo preenchimento escrito da escala de pontos.
Por:
aposento precisam ser avaliadas formalmente utilizando a escala de pontos.
Página 78 3. b.
Substituir:
b. Roseta de fitas cor de orquídea
Por:
b. Roseta de fitas de cor arroxeada
Página 166 J.
Incluir:
3. Bonsai. Apesar de o bonsai ser um exemplar de horticultura, ele nunca é julgado nas Exposições-Padrão do NGC, pois os Juízes Credenciados do NGC não são treinados nesta área.
Entretanto o bonsai pode ser incluído em uma mostra educativa na Divisão de Mostras Especiais onde ele é julgado como parte de um todo ao invés de ser julgado somente pelos seus próprios méritos.
Obs: o item 3 Considerações para julgamento passa a ser item 4 (4. Considerações para julgamento)
Página 174 D. 1
Substituir:
Para uma classe que não exige as bagas, a Escala de Pontos para Folhagem é utilizada para o julgamento. Um galho com bagas poderá ser inscrito na classe se não houver uma classe específica para bagas, porém será julgado pela Escala de Pontos para Folhagem. Todas as mostras numa classe deverão ser julgadas pela mesma Escala de Pontos. Se bagas foram exigidas, todas as mostras deverão apresentar bagas e todas serão julgadas pela Escala de Pontos para Flores.
Por:
Todos os espécimes serão julgados pela Escala de Pontos para Arbóreos. (Pág. 420)
Página 207 B. (primeira linha)
Substituir:
Exposta como planta cultivada em recipiente
Por:
B. Exposta como planta cultivada em recipiente ou espécime cortado.
Página 310 F.
Substituir:
F. Bandeja, incluindo bandejas de TV .
Por:
F. Bandeja, incluindo bandejas de TV para uma ou mais pessoas.
(OBS: O NGC explica a mudança: Bandejas são mostras funcionais e o modo funcional é descrito para duas ou mais pessoas.)
MEF 2007 - CORREÇÃO nº3 18.09.2009
Página 150 e 2e.
Eliminar: “A Guide to Exhibiting and Judging Fruits, Vegetables, and Nuts” por Heber.
Página 173 AZEVINHO, Ilex (Aquifoliaceae) Item B
Substituir :
Exposto como espécimes arbóreos de corte, com ou sem as frutas, conforme determinado no programa. O comprimento máximo do galho é 75 cm (30 polegadas) medido da ponta do espécime até a extremidade cortada.
Por:
Exposto como espécimes arbóreos, com ou sem as frutas, conforme determinado no programa. Se exposto como espécimes arbóreos cortados o comprimento máximo do galho é 75 cm (30 polegadas) medido da ponta do espécime até a extremidade cortada.
Página 174 AZEVINHO, Ilex (Aquifoliaceae) Item D 1.
Substituir
Para uma classe que não exige as bagas, a Escala de Pontos para Folhagem é utilizada para o julgamento. Um galho com bagas poderá ser inscrito na classe se não houver uma classe específica para bagas, porém será julgado pela Escala de Pontos para Folhagem. Todas as mostras numa classe deverão ser julgadas pela mesma Escala de Pontos. Se bagas foram exigidas, todas as mostras deverão apresentar bagas e todas serão julgadas pela Escala de Pontos para Flores.
Por:
Espécimes cortados serão julgados pela Escala de Pontos para Arbóreos (Pág. 420). Plantas em recipientes serão julgadas pela Escala de Pontos para Espécimes em Flor (Pág.418) ou Espécimes de Folhagem (Pág. 419)
Página 385 Item 1)
Substituir
Juízes Credenciados, Nível 3 e 4 que forem reprovados
Por:
Juízes
Credenciados, Nível 3 que forem reprovados
MEF 2007 - CORREÇÃO nº4 20.11.2009
Página 17 item 3) e. (4ª linha)
ambas, contato
Substituir por:
ambas, contanto
Página 70 (3º linha)
e/ou de Exposição
Substituir por:
e/ou de exibição
Página 70 f.(1º linha)
de Exposição
Substituir por:
de Exibição
Página107. Observação (ultima linha).
Ou menor em solos
Substituir por:
ou menor intensidade em solos
Página 237 D. 4
a dominância
Substituir por:
dominância
Página 137 Primeiro Paragrafo (2º linha)
"bem condicionado"
Substituir por:
"bem arrumado".
Página 365 item F.
Estudante Expositor
Substituir por:
Expositor Estudante
MEF 2007 - CORREÇÃO nº5 - 09.03.2010
Página 137 I B
Substituir
B. As mostras devem estar em posse do expositor no mínimo 90 dias. Exceção: plantas cultivadas a partir de sementes, mudinhas ou transplantes imaturos (novos). Plantios combinados, devem ter sido cultivados juntos no mínimo 6 semanas
Por
B. As mostras devem estar em posse do expositor no mínimo 90 dias. Exceção: plantas cultivadas a partir de sementes, mudinhas ou transplantes imaturos, bulbos, tubérculos, cormos ou rizomas. Plantios combinados, devem ter sido cultivados juntos no mínimo 6 semanas
Página 142 e 143 I A 2
Substituir
2. Anuais e bienais de corte devem estar em posse do expositor desde as sementes, estaquias ou mudinhas; perenes por no mínimo 90 dias, flores bulbosas a partir da plantação do bulbo, tubérculo, cormo, etc., ou por no mínimo 90 dias.
Por
2. Espécimes anuais, bienais e perenes de corte devem estar em posse do expositor desde as sementes, estaquias ou mudinhas e cultivadas até a maturidade. Flores bulbosas devem estar em posse do expositor a partir da plantação do bulbo, cormo, rizoma, ou deve ter estado sob seus cuidados como planta adulta por no mínimo 90 dias.
Página 150 E.2e
deletar totalmente E. 2e
ESCLARECIMENTOS: A Guide to Exhibiting & Judging Fruits, Vegetables and Nuts não está incluído na Lista de Leitura Obrigatória. Portanto o Comitê das Escolas de Exposição de Flores acredita que ele não deva ser mencionado no Manual. Não obstante, será incluído na Lista de Leitura Recomendada.
Página 180 a
Substituir
a. Spray terminal/padrão. Uma flor terminal deve estar presente no ápice do spray, posicionada em altura igual ou superior a das outras flores e rodeada por quatro ou mais flores, cada uma no seu próprio pedículo (caule), a partir do caule principal (pedúnculo).
Por
a. Spray terminal. Uma flor terminal deve estar presente no ápice do spray, posicionada em altura igual ou superior a das outras flores e rodeada por quatro ou mais flores, cada uma no seu próprio pedículo (caule), a partir do pedúnculo (caule principal). Um spray no qual a flor terminal encontra-se abaixo do ponto mais alto da inflorescência, numa medida maior do que a metade do seu diâmetro, é penalizada na proporção direta da severidade de sua localização
Página 180 a
Deletar 2.b
2.c passa a ser 2.b
Substituir no item 2.
Padrões de cores
Por
Padrões e Cores
Substituir no item 3
a. b. c. d. e. f.
Por
f. g. h. i. j. k.
O item 2. Passa a ter a seguinte numeração. 2. a b c d e f g h i j k
Página 189
Deletar
3. Marcacao de Cores
Página 189
Substituir o item i
Marca-d’água: faixa larga de cor mais clara onde a cor das pétalas e sépalas se unem ao receptáculo floral.
Por
Marca-d’água: faixa larga de cor mais clara onde a cor das pétalas e sépalas se unem ao receptáculo floral. Cintilante.
Página 189
Substituir
4. As texturas poderão ser cintilantes, lisas, encrespadas ou nervadas.
Por
4. As texturas poderão ser lisas, encrespadas ou nervadas.
Página 189
Substituir
a numeração 4. e 5.
Por
3. e 4.
Página 213 item B
Substituir
O fim da tarde é a melhor hora, pois o açúcar foi produzido e armazenado nos tecidos da planta ao longo do dia. A segunda opção é de manhã cedo. Evitar o sol do meio-dia
Por
De manhã cedo ou o fim da tarde é a melhor hora para cortar o material vegetal. Evitar cortar ao meio-dia.
Página 240 item Vlll B.
Substituir
Existem três tipos de padrão
Por
Existem dois tipos de padrão
Página 241
Deletar item Vlll B. 3
Página 418 - Titulo
Substituir
1. Espécimes em flor e frutas, verduras e nozes
Por
1. Espécimes em flor
Página 470
Substituir
PADRÃO (PATTERN). Elemento do Design; a organização de sólidos e espaços. Poderá ser considerado como uma “silhueta” ou como um modelo de louças de jantar.
Por
PADRÃO (PATTERN). Elemento do Design; a organização de sólidos e espaços.
MEF 2007 - CORREÇÃO nº6 - 15. 03.2010
Página 469
Inserir entre as definições: NUMERO AUREO e OBJETO ENCONTRADO
OBJETO DESTACADO (FEATURED OBJECT). Um objeto que não é material vegetal e que é dominante em um design.
Página 446
Substituir
a palavra assexual por assexuada
ESPORO (SPORE). Uma célula assexuada, não uma semente, pela qual algumas plantas se reproduzem, p.ex., musgo, samambaia, fungo.
MEF 2007 - CORREÇÃO nº7 - 24.05.2010
FAVOR INSERIR NO MEF ESTA NOVA ESCALA DE PONTOS PARA FRUTAS, VERDURAS E NOZES
FRUTAS, VERDURAS E NOZES
Identificação da Planta................................................................5
Legível. Planta devidamente identificada com gênero, espécie, cultivar, conforme apropriado.
Perfeição de Cultivo....................................................................60
Pico de perfeição. 15
Maturidade adequada
Fresca
Comestibilidade – valor culinário
Quantidade. 5
Quantidade requerida.
Cor. 10
Pura e uniforme.
Forma. 10
Apropriada à variedade.
Substância. 5
Firmeza do tecido.
Textura. 5
Qualidade da superfície
Superfície aveludada evidente, se apropriado
Tamanho. 5
Típico da variedade
Uniforme
Qualidade. 5
Peso adequado.
Condição/Arrumação/Montagem...............................................25
Saudável, sem manchas. 10
Sem cicatrizes, fissuras, queimaduras de sol, manchas, dano mecânico, descoloração.
Arrumação. 10
Superfície aveludada intacta, se apropriado.
Limpa, caule podado, se apropriado.
Montagem. 5
Distinção.....................................................................................10
Superioridade em todas as qualidades relacionadas.
____
Escore total
100
MEF 2007 - CORREÇÃO nº8 - 24.05.2010
FAVOR INSERIR NO MEF ESTA NOVA ESCALA DE PONTOS PARA COLEÇÃO - FRUTAS, VERDURAS E NOZES
COLEÇÃO - FRUTAS, VERDURAS E NOZES
Identificação da Planta...............................................................5
Legível. Planta devidamente identificada com gênero, espécie, cultivar, conforme apropriado.
Perfeição de Cultivo...................................................................60
Pico de perfeição. 15
Maturidade adequada
Fresca
Comestibilidade – valor culinário
Quantidade. 5
Quantidade requerida.
Cor. 10
Pura e uniforme.
Forma. 10
Apropriada à variedade.
Substância. 5
Firmeza do tecido.
Textura. 5
Qualidade da superfície
Superfície aveludada evidente, se apropriado
Tamanho. 5
Típico da variedade
Uniforme
Qualidade. 5
Peso adequado.
Condição/Arrumação/Montagem.............................................25
Saudável, sem manchas. 10
Sem cicatrizes, fissuras, queimaduras de sol, manchas, dano mecânico, descoloração.
Arrumação. 10
Superfície aveludada evidente, se apropriado
Limpa, Caule podado, se apropriado.
Montagem da Coleção. 5
Caule presente ou removido, conforme apropriado
Distinção..................................................................................10
Valor Culinário Superior. 4
Uniformidade. 3
Valor Educativo. 3
____
Escore total
100
MEF - CORREÇÃO nº9 - 02.05.2011
Página 62
Substituir
C. As classes em cada seção elegível devem ter características em comum, p.ex., seção de anuais, perenes, bienais, bulbos, uma família, ou um gênero, padrão de crescimento comum (trepadeiras), ou condições de crescimento comum, tais como flores ou folhagens cultivadas em recipientes; entretanto o fato de ser um espécime de corte não é uma característica comum qualificante. A seção poderá ser dividida em subseções com um prêmio oferecido a subseções designadas dentro da seção. Todas as subseções designadas devem compartilhar algumas características em comum.
Por
C. As classes em cada seção elegível devem ter características em comum: 1) alguma qualidade física, p.ex., em flor, folhagem, miniatura e 2) algum padrão de crescimento comum/ciclo de vida p.ex., anuais, perenes, bienais, bulbos, hera, verduras/frutas/nozes; OU 3) um gênero (Hemerocallis, Hosta, Rosa). O fato de ser um espécime de corte não é uma característica comum qualificante. As mostras em uma seção deverão ser julgadas com a mesma escala de pontos.
Página 120 item D 6.
Substituir
Existem três(3) tipos de plantios combinados.
Por
Existem quatro(4) tipos de plantios combinados.
Página 121 item 6.d
Inserir (novo)
6.d. Plantio em um cocho é uma paisagem em miniatura disposta num recipiente de pedra natural ou hypertufa* projetado para tolerar condições climáticas o ano todo no exterior. O volume de terra utilizado é geralmente maior do que no Jardim num Prato; os recipientes podem parecer dominantes devido ao seu tamanho. (*vide: www.hypertufa.net)
Página 150 item 3 a.
Substituir Item E 3. a.
Por:
a. Utilizar a Escala de Pontos indicada para frutas, verduras e nozes.
Página 156 item G
Substituir
G. PLANTIOS COMBINADOS. Consistem de jardins em pratos, jardineiras e terrários.
Por
G. PLANTIOS COMBINADOS. Consistem de jardins em pratos, jardineiras, terrários e cochos.
Página 157 2.d
Inserir (novo)
2.d. Cocho. Uma paisagem naturalista em miniatura num recipiente projetado para suportar condições climáticas ao ar livre o ano todo. Os recipientes são geralmente de pedra, hypertufa ou outro material forte, resistentes às intempéries do clima.
1) Os recipientes parecem dominantes com maior profundidade e volume de terra do que no Jardim num Prato.
2) Componentes naturalistas tais como madeira decorativa e pedras, apropriadas ao tipo especifico de paisagem, poderão ser incluídos e poderão ser parte integrante da paisagem.
Explicação sobre Bromélia: Bromélias e outras plantas com brácteas coloridas (na realidade são folhas e não flores) são temas populares em Horticultura. Para maior uniformidade no julgamento e no ensino, é necessário mudar o titulo da Escala de Pontos (Pág. 418) de “Espécimen em flor” para “Espécimen em Flor ou Espécimen com Brácteas Coloridas”.
Página 176 (Bromélia)
Item C: Substituir item C
Por
C. As classes poderão ser relacionadas por plantas em flor, plantas sem flores, plantas terrestres em recipientes, montagens de espécies de epífitas, tipos solitários e agrupados ou como espécimes cortados. O binômio ou gênero e o cultivar são exigidos.
Item D 4: Substituir item D 4
Por
4. As plantas deverão ser expostas ou como plantas de folhagem (Escala de pontos para Folhagens) ou como plantas em flor/ brácteas. (Escala de pontos para Espécimes em Flor ou Espécimes com Brácteas Coloridas)
Página 177-178 Item B.
Substituir os itens B. 1. 2. 3 e acrescentar item 6.
Por
B. As flores da Camellia japonica são classificadas como segue:
1. Simples com no máximo 8 pétalas em uma camada; os estames são todos centrais e em evidência.
2. Anêmona com uma ou mais camadas de pétalas externas dispostas lisas ou onduladas; o centro composto de petaloides e estames misturados.
3. Semidobradas com nove ou mais pétalas, com duas ou mais camadas de pétalas regulares, soltas ou irregulares; os estames são todos centrais e em evidência.
4. Nenhuma mudança
5. Nenhuma mudança
6. Forma de rosa dobrada tem muitas camadas sobrepostas, pétalas totalmente sobrepostas com o centro em forma de botão, somente abertura tardia mostrando alguns estames verdadeiros no centro côncavo.
Página 178-179 Item C. e D.
No item C. e D., todos os exemplos de C. Japonica e C. Sasanqua devem ser corrigidos para C. japonica e C. sasanqua.
Página 202 Item C. 1
Substituir item C.1
Por
Mesmo com flores insignificantes as poinsétias são julgadas pela Escala de Pontos para Espécimes em Flor ou Espécimes com Brácteas Coloridas.
Página 337 item I. A
Substituir
5 horas (primeira e segunda linha do item A)
Por
5 ½ horas
Página 339
item C Exame de Julgamento pela Escala de pontos.
Substituir no fim da sentença:
Curso III e IV
Por
Curso II, III, IV.
item C 1 No inicio e no fim da sentença:
Substituir :
Curso II
Por:
Curso l
item C 2 No inicio e no fim da sentença:
Substituir :
Cursos III e IV
Por:
Cursos II, III e IV.
Página 348
Substituir
Curso I. MEF, Capítulos 3,4,5,6,14...5 horas
Por
Curso I. MEF, Capítulos 3,4,5,6,14... 4 ½ horas
Página 349 item G.
Item G. passa a ser item H.
Página 349 item G.
Inserir(novo)
G. Exame Escrito de Julgamento pela Escala de Pontos
(Apenas simulado, mas obrigatório)...............1 Hora.
1. O Comitê providenciará 3 mostras em uma classe selecionada pelo instrutor dentre as duas plantas/plantios representativos, estudados
2. Nenhum Painel Mestre é necessário. A ser classificado pelo Instrutor. As notas não devem ser registradas na ficha do aluno.
Página 349 item
Curso II - Horticultura
G. e 1. & 2.: deletar o que esta escrito e inserir:
Exame Escrito de Julgamento pela Escala de Pontos.........2 horas
O Comitê providenciará 3 mostras em cada uma de duas classes representativas.
Painel Mestre obrigatório
Página 353 (fim da Página)
Substituir
Leitura Obrigatória....................5 Horas
Por
Leitura Obrigatória....................4 Horas
Página 354 item C.
Item C. passa a ser item D.
Página 354 item C.
Inserir(novo)
C. Exame Escrito de Julgamento pela Escala de Pontos
(Apenas simulado, mas obrigatório)...............1 Hora.
O Comitê providenciará 3 mostras para uma classe selecionada pelo instrutor
Nenhum Painel Mestre é necessário, mas o Instrutor deve criar uma folha Mestre de Julgamento pela Escala de Pontos e classificar todos os exames dos alunos. As notas não devem ser registradas na ficha do aluno.
Página 355 item
Curso II - Design
F.: deletar o que esta escrito e inserir:
Exame Escrito de Julgamento pela Escala de Pontos 2 horas
O Comitê providenciará 3 mostras para uma de duas classes.
Uma classe com abstração mínima, e a segunda com abstração moderada.
Página 418
Substituir Titulo da Escala de Pontos
ESPÉCIMES EM FLOR
Por
ESPÉCIMES EM FLOR OU ESPÉCIMES COM BRÁCTEAS COLORIDAS.
Página 442 Inserir:
COCHO (TROUGH). Paisagem naturalista em miniatura num recipiente projetado para suportar condições climáticas ao ar livre o ano todo.
MEF - CORREÇÃO nº10 (TNG: FALL 2011/WINTER 2012) (HB 13) 01.04.2012
Página 9 item 9 (ultima sentença)
Substituir:
Geralmente
Por:
Para Coleções e Displays
Acrescentar item a.
a. A Diretora de Classificação e/ou a Diretora Geral podem subdividir a uma única mostra por subclasse, pela cor, forma, tamanho, cultivar, variedade ou outras característica s distintas.
Página 65 inserir o novo prêmio depois do item g.:
6. PRÊMIO ELFO prêmio de seção
a. Roseta pequena de fitas verde limão e roxa.
b. Três (3) prêmios (uma por seção) podem ser oferecidos e outorgados para a mostra/s com os escores mais altos em uma seção/s elegível/is constituídos inteiramente por classes de plantas designadas como anãs ou variedades miniatura ou cultivares por viveiros ou sociedades de plantas e/ou plantas de crescimento naturalmente pequeno. Todos os requisitos Gerais e do Premio melhor Expositor de Horticultura devem ser preenchidos.
a. As classes em cada seção elegível devem consistir de espécimes cortados em flor e/ou em recipiente, folhagem cortada e /ou em recipiente ou espécimes cultivados em recipiente ou espécimes arbóreos.
c. Quando qualquer outro Premio de Melhor Expositor é oferecido em uma seção, por exemplo, Prêmio de Mérito, Escolha do Cultivador, Prêmio Arboreo ou Premio Coleções, o prêmio Elfo não pode ser oferecido.
d. Plantas designadas como anã ou miniatura nunca competem com material de tamanho padrão, e sempre são exibidas em uma seção separada, classe ou subclasse.
ESTE PRÊMIO INTRODUZ ALTERAÇÃO NAS PÁGINAS SEGUINTES DO MANUAL DE EXPOSIÇÃO DE FLORES:
Página 16 item d. 1) ultima linha.
depois Displays,
Inserir: Prêmio Elfo
Página 169 - item VI (depois do item 4. Premio Escolha do Cultivador.
Inserir item 5.
Prêmio Elfo restrito a seção(ões) de anã/miniatura e material vegetal de crescimento naturalmente pequeno. O Prêmio é limitado a: em flores, folhagem. E/ou seção(ões) arbóreas. Três podem ser oferecidos. Três podem ser outorgados.
Página 169 - B.
Item 5 passa a ser item 6.
Pág. 351– Curso IV D.
Acrescentar depois da ultima palavra (displays):
e Premio Elfo.
Página 157 2.d
Substituir 2. d
Por:
Componentes naturalistas tais como madeira decorativa e pedras, apropriadas ao tipo especifico de paisagem, poderão ser incluídos e poderão ser parte integrante da paisagem. Outros acessórios, tais como plástico ou animais de cerâmica, espelhos, miniatura de treliças, ferramentas de jardins, estatuetas, etc. não são permitidas.
Página 196 B. primeira linha
Substituir: ereta
Por: plana
Página 204 C. 4
Substituir: binômio
Por: gênero
Página 210 Tulipa - item 5 continuar a frase acrescentado:
Exceto as espécies do tipo anã na qual uma folha é aceitável
Página 291 NATUREZA MORTA, item 2
Na segunda linha do item 2, depois de ...titulo da classe
Inserir: ou uma planta em recipiente,
Página 285 – (no meio da Página, depois do item 3)
Acrescentar o novo design:
FORMA ESTRUTURADA
O Design Forma Estruturada é um design criativo com uma estrutura, (um esqueleto ou uma estrutura de grade).
A Forma Estruturada é criada pelo expositor e sustenta o material vegetal e outros componentes opcionais. A estrutura é engenhosa e feita de material vegetal ou material feito pelo homem, ou pode ser uma combinação de ambos. É proporcionalmente maior do que o conjunto dos outros componentes.
A estrutura se auto sustenta, ou pode ser sustentada em recipientes/s ou outros dispositivos.
Podemos usar tubitos de água ou outro meio de abastecimento de água para materiais vegetais.
O design pode ser um Design de Piso, montado em um pedestal, mesa ou suspenso.
Página 424 – Segunda linha
Substituir: Valor Educativo.......25
Por: Valor Educativo.................60
Página 466 – FORMA INVENTADA
Substituir a sentença inteira por:
Uma forma feita de material vegetal que deve ter aparência obvia de "flor e/ou folhagem” inventada.
Página 454 - Plantio Combinado
Adicionar cocho no fim da sentença: depois de “ jardineiras”
MEF - CORREÇÃO nº11 (TNG WINTER 2012) (HB 14) - 18.01.2013
A partir de 1 de Julho de 2013 os Cursos II, III e IV terão uma aula de 5 horas em horticultura e uma aula de 5 horas em Design. As horas restantes serão usadas para a prática de julgamento oral pela escala de pontos.
ESTA ALTERAÇÃO INCLUI AS SEGUINTES CORREÇÕES DE MEF EM HORTICULTURA E DESIGN
Página 349
Curso II - 5 horas
F. - 2ª linha
(mínimo de 2 horas).
Página 350
Curso III - 5 Horas
Página 350
H. - última linha
(mínimo de 2 horas).
Página 351
Curso IV - 5 Horas
Página 351
G. - última linha
(mínimo de 2 horas).
Página 354
Curso II - 5horas
Página 355
E. - quinta linha
(mínimo de 2 horas).
Página 356
Curso III - 5 horas
Página 357
E. - segunda linha
(mínimo de 2 horas).
Página 357
Curso IV - 5 horas
Página 358
D. - segunda linha
(mínimo de 2 horas).
Página 62
O Prêmio de Mérito foi modificado.
Substituir: o item 2.c
Por: c. As classes em cada seção elegível devem ter características em comum:
1. Alguma qualidade física, por exemplo em flor, folhagem, E
2. Algum ciclo de vida, por exemplo, anual, perene, bienal; OU um gênero, por exemplo Hemerocallis, Hosta, Rosa; OU alguma característica em comum, por exemplo verduras/frutas/nozes, ou bulbos em flor ou folhagem, vinhas em flor ou em folhagem, ervas em flor ou em folhagem, orquídeas, etc...
O fato de ser um espécime de corte não é uma característica comum qualificante.
As mostras em uma seção devem ser julgadas pela mesma escala de pontos.
Página 59 item 1C
Inserir:
Todas as mostras elegíveis a um prêmio de seção devem ser julgadas pela mesma Escala de Pontos.
Página 64 - item 5.c
A primeira sentença deverá ser como segue:
O programa poderá incluir uma seção com três (3) ou mais classes consistindo somente de coleções ou displays. Para exposição de flores maiores.....
Página 371
Deletar a sentença (linha 5):
“O Diretor Estadual da EEF também ira enviar uma copia do formulário nº 5B ao Diretor Regional de Exame do manual para fins de registro”.
Página 371 - item E. 3
Substituir:
Linhas 13 e 14
Por:
Diretamente para o aluno.
Página 376 – item 3
Deletar:
No Exame de Julgamento pela Escala de Pontos de cada matéria, horticultura e design, a média das notas das duas classes deve alcançar nota 70 ou maior para aprovação naquela matéria.
Inserir:
O aluno deve alcançar nota 70 ou mais em cada matéria.
Página 411 - III A. Conformidade
Inserir:
1. Quando um tipo de design tiver sido especificado, seu valor será de 10 pontos para conformidade. Os restantes 10 pontos serão divididos igualmente entre os requisitos restantes. Se o tipo de design não for especificado... Pontos alocados para essa qualidade deverão ser divididos em partes iguais entre os requisitos especificados na descrição da classe.
Página 423 - Escalas de Pontos para Design tipo 1 e tipo 2.
Inserir:
De acordo com todos os requisites do Programa....20 pontos
Tipo de design (se aplicável).................................10 pontos
Requisitos restantes................................................10 pontos